24 julho 2012

Público - Salsa e coentro, aromas na mesa e no jardim


São as plantas aromáticas que reinam na cozinha mediterrânica, na qual se inclui a portuguesa. Outrora itens obrigatórios da lista de compras, são hoje cada vez mais cultivados em casa. Num cantinho do jardim, num vaso ou numa floreira, e é só pôr as mãos na terra. Maria Elvira Costa

De entre as plantas aromáticas e medicinais (PAM), a salsa e o coentro são as mais utilizadas na cozinha mediterrânica  na qual se inclui a portuguesa, se há uns anos o raminho de salsa era um complemento gratuito de qualquer compra de hortaliças no mercado, hoje em dia isso já não acontece. Dado tratarem-se de plantas de fácil cultivo, quer num cantinho do jardim, quer num vaso ou floreira, propomos-lhe que meta mãos à obra e cultive salsa e coentro, de forma a tê-los sempre frescos e ao dispor para aromatizar ou decorar um prato de comida tipicamente mediterrânica.
A Salsa (petroselinum crispum (Mill.) A.W.Hill., da família das Apiáceas) era considerada sagrada para os gregos, que a utilizavam para homenagear os vencedores dos Jogos Ístmicos e como adorno dos túmulos. Os romanos foram os primeiros a utilizar a salsa como alimento ou condimento para as refeições. Por sua vez, o coentro (coriandrum sativum L., da família das Apiáceas) já era mencionado na Bíblia, no Antigo Testamento, tendo sido trazida para a Europa pelos romanos, que utilizavam as sementes secas, conjuntamente com cominhos e vinagre, para conservar a carne. Na Idade média, as sementes eram utilizadas na produção de uma bebida fermentada, semelhante à cerveja.

As plantas
As plantas de salsa e de coentro podem atingir entre 60 a 80 cm de altura, em condições óptimas de crescimento e sem cortes. As folhas de salsa são grandes e sucessivamente recortadas, com bordos serrados e ondulados. Há variedades que têm folhas frisadas, mais utilizadas na decoração de pratos. As folhas do coentro são muito recortadas, sendo as superiores mais finamente recortadas (até lineares) e têm uma cor verde mais pálida. As sementes da salsa são de reduzida dimensão e em forma de foice, enquanto as do coentro são esféricas, com nervuras e de cor castanha pálida.

Sem comentários:

Enviar um comentário